Ângelo Menezes Freire
Ângelo Menezes Freire
Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica

Ponto de Vista

11h57

Novos Conceitos

De início pretendo falar a respeito dos grandes avanços a favor da endodontia.

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Novos Conceitos

De início pretendo falar a respeito dos grandes avanços a favor da endodontia. E com estes avanços vieram os benefícios. Evidentemente que estas benesses não são de graça e muito menos surgiram fortuitamente, foram desenvolvidas novas técnicas, novos materiais e instrumentais, através de muito estudo e dedicação, por profissionais e estudiosos comprometidos com a especialidade. Existem recomendações apropriadas para cada material, cada técnica e cada equipamento. Portanto se faz necessário a implantação de um protocolo criterioso e que este deve ser seguido com muito rigor e disposição. Respeitando o momento de cada passo.

Costumo dizer que: tão importante, e às vezes mais importante do que, o que se usa, é como se usa. Pois a utilização de forma aleatória de muitos materiais, ou mesmo instrumentos, sendo sub-utilizados,  não atingem o efeito desejado. Da mesma forma pode acontecer com as técnicas… o passo a passo é importante. Como também devemos entender o porque  de estarmos realizando dessa ou daquela forma.

Nas áreas da saúde, principalmente, as verdades não são absolutas e perenes, ao revés, elas são transitórias, porquanto das constantes descobertas e modificações de técnicas, surgimento de novos instrumentos e equipamentos, levando a formação de novos conceitos. Portanto o que se afirma hoje, amanhã poderá ser mudado, de acordo com as evidências apontadas por estudos mais atualizados, devido à novas idéias e tecnologias que possam provar a veracidade da opinião proposta. A endodontia contemporânea não mais permite paradigmas pautados em conceitos antigos… verdadeiros mitos… Existem trabalhos mais recentes mostrando as mudanças que aconteceram  na endodontia contemporânea.

Uma nova visão da endodontia que praticamos hoje traz à tona uma palavra: PREVISIBILIDADE. Os tratamentos realizados atualmente tem como premissa básica o controle da infecção, e os selamentos apical e coronário. A literatura é enfática quanto à importância dada ao protocolo de manobras quando do término da terapia endodôntica com o selamento coronário imediato com sistemas adesivos. Isso irá evitar futuras infiltrações cervicais por micro-organismos da microbiota oral, tanto quanto a preservação do elemento dental, evitando futuras fraturas.

O profissional prepara e obtura o canal e envia ao seu indicador, muitas vezes sem orientação ao paciente quanto à breve necessidade de restauração e muito menos sem a devida proteção das embocaduras e paredes internas do assoalho e câmara  (Leia mais em selamento coronário). Futuramente estes dentes poderão sofrer interferências de fatores externos podendo comprometer o prognóstico da terapia.

Houve uma grande mudança nos materiais empregados hoje na odontologia, mormente na endodontia, como também uma nova engenharia de instrumentais e novos equipamentos sendo incluídos no arsenal do endodontista. Equipamentos como: localizadores eletrônicos foraminais, termoplastificadores de guta percha para obturação dos canais, microscópio operatório, ultrassom com novos desenhos de pontas, sistemas rotatórios, radiografia digital, fotopolimerizadores de nova geração… tudo isso faz com que o tratamento endodôntico além de ser mais preciso, se torne rápido e seguro para o paciente.

Contudo não existe um sistema, ou técnica que resolva todas as situações… se faz necessário a conjugação de instrumentos e técnicas para tornar o procedimento mais efetivo e consequentemente mais previsível. Para que isso ocorra o profissional é obrigado a estar sempre atualizado para saber como melhor conjugar os sistemas com instrumentos específicos.

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Inmagni
Referência em treinamento full time para endodontia.
Clique aqui
Ângelo Menezes Freire
Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica
Av. Garibaldi 1133
Centro Odonto-Médico Itamaraty - 10° Andar S/ 1004
Ondina - Salvador - Bahia - Brasil
55 71 3331-5455
2018 - 2024. Ângelo Freire Endodontia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital