Ângelo Menezes Freire
Ângelo Menezes Freire
Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica

Casos Clinicos

14h10

Casos Clínicos

Os tratamentos devem ser proservados sempre. Independente das condições em que o dente se encontrava antes do tratamento.

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Casos Clínicos

Os tratamentos devem ser proservados sempre. Independente das condições em que o dente se encontrava antes do tratamento. Aqui, particularmente, selecionei alguns casos de dentes com comprometimento periapical com o intuito de comprovar a resposta biológica frente à um tratamento bem planejado. 

A diversidade de situações mostra que importa muito a forma de abordagem, de acordo com o bom plano de tratamento, utilizando recursos apropriados e bem conduzidos. Existem várias maneiras de se alcançar o sucesso, o importante é como estes procedimentos ou tratamentos são conduzidos. Exemplifico dizendo o seguinte: 

1- “Geralmente realizo o preflaring prévio ao acesso do terço apical”. Pergunto: de que forma vc realiza o preflaring e até que nível? Pois a depender da forma que realiza, poderá não conseguir atingir o forame... se perdendo no percurso, através de um batente ou desvio. 

2- “Realizo a minha endodontia sempre em duas sessões, pois prefiro colocar a medicação intra-canal para complementar a desinfecção do canal”. Posso questionar o seguinte: qual medicação e por quanto tempo. Para que, teoricamente, a medicação intra-canal surta efeito desejado, o canal deve estar completamente preparado, seco e com LT apropriado. Se preparou canal parcialmente, posso colocar em dúvida o efeito da medicação. 

E tantos outros questionamentos. Portanto o importante é termos em mente, que: tão importante, ou mais, do que o que se usa é como se usa. Exemplo prático, é em relação às brocas Gates Glidden. O uso de Gates com numerações maiores como 4, 5 ou 6 em canais mesiais de molares inferiores, é contra-indicado pelos riscos de rasgos. Entretanto utilizo-as para início do preflaring em ordem decrescente: 5, 4, 3 e 2. Com uma considerável observação: utilizo-as no motor rotatório numa velocidade de 500rpm com torque 5N. A depender da forma que se utiliza não apresenta riscos. É como um bisturi nas mãos de um médico. A depender da habilidade, ele poderá resolver um problema ou criar um. 

Veja mais Casos Clínicos

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Inmagni
Referência em treinamento full time para endodontia.
Clique aqui
Ângelo Menezes Freire
Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica
Av. Garibaldi 1133
Centro Odonto-Médico Itamaraty - 10° Andar S/ 1004
Ondina - Salvador - Bahia - Brasil
55 71 3331-5455
2018 - 2024. Ângelo Freire Endodontia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital