Ângelo Menezes Freire
Ângelo Menezes Freire
Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica

Ultrassom na Endodontia

Ultrassom na Endodontia

Ultrassom na Endodontia

Dentre as ferramentas tecnológicas que compõem a tecnologia integrada da endodontia contemporânea o ultrassom tem papel de grande importância para um tratamento previsível. Pois é do conhecimento de todos que a instrumentação dos canais radiculares, associando as limas com as substâncias químicas auxiliares não consegue limpar todas as paredes dos canais radiculares, portanto o uso de insertos ultrassônicos de pequenas proporções, aqueles mais finos abrange áreas de difícil acesso. A diversidade de formas e diâmetros dos insertos faz com que a ação deles seja mais efetiva no interior dos canais devido ao complexo arranjo anatômico.

O ultrassom há duas ou três décadas não passava de um excelente equipamento para tratamento periodontal, com pontas específicas para remoção de cálculo dentário e raspagem sub gengival e também para remoção de pinos metálicos, apenas. Após incorporação do microscópio  operatório na endodontia, este aparelho recebeu atenção especial quanto ao poder facilitador frente aos procedimentos endodônticos. Há pouco mais de duas décadas surgiu no mercado odontológico uma nova engenharia de instrumentais, incluindo aí novos insertos ultrassônicos com pontas de pequenas dimensões e, portanto, podendo atingir áreas de difícil acesso, onde  os instrumentos convencionais não são capazes de tocar. Insertos específicos podem ajudar a atingir o controle da infecção pelo fato de trabalhar com mais eficiência e menor tempo evitando, inclusive, maior fadiga por parte do profissional.

Não seria exagero afirmar que só limpamos uma área de difícil acesso se enxergarmos, razão pela qual é exigido, além de uma magnificação com iluminação, pontas com comprimento e diâmetro variados para abordar uma maior quantidade de paredes dentinárias.

Inmagni
Referência em treinamento full time para endodontia.
Clique aqui
Ângelo Menezes Freire
Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica
Av. Garibaldi 1133
Centro Odonto-Médico Itamaraty - 10° Andar S/ 1004
Ondina - Salvador - Bahia - Brasil
55 71 3331-5455
2018. Ângelo Menezes Freire - Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital