Ângelo Menezes Freire
Ângelo Menezes Freire
Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica

Ponto de Vista

11h53

Selamento coronário imediato

A endodontia é uma especialidade que visa tratar o sistema de canais radiculares

Compartilhe
Tamanho da Fonte
 Selamento coronário imediato

A endodontia é uma especialidade que visa tratar o sistema de canais radiculares, com fins de estabelecer a saúde do periodonto apical e lateral, e por conseguinte, evitar a recontaminação via apical e coronária. Estes procedimentos têm como objetivo maior a devolução do dente ao sistema estomatognático de forma permanente. Para tanto, é necessário estabelecer condições para um selamento tanto apical quanto coronal. O selamento coronário, há alguns anos vem sendo quesito de muita discussão, dando a devida importância quanto à prevenção de infecções pós-endodônticas, quanto também ao reforço coronário no sentido de evitar futuras fraturas e como consequência a perda do dente.

Conceitos como: após a obturação do canal, coloca-se uma bolinha de algodão na câmara e selamento provisório com cimento de óxido de zinco e eugenol e encaminha o paciente para a restauração, foram substituídos por: após obturação dos canais, executa-se a qualificação da dentina com remoção de restos de cimento e guta percha e irregularidades das paredes, com polimento das paredes internas seguida de ataque ácido e hibridização com adesivo dentinário e blindagem do assoalho e embocaduras dos canais com resina fotopolimerizável; após a realização deste protocolo é que faz-se o encaminhamento para o clínico realizar a restauração definitiva. Outra opção é a confecção do pino anatômico com fibra de vidro e resina composta ( pino modelado ), quando a situação exigir e com a anuência do protesista.  A comunicação entre os profissionais é de suma importância.

A hibridização da câmara e blindagem das embocaduras dos canais e assoalho com resina composta, é a forma mais eficiente de impermeabilizar a entrada dos canais, impedindo a infecção pós-endodôntica.

NOTA IMPORTANTE - O selamento coronário não quer dizer  restauração definitiva. Pois, esta fica ao encargo do clínico. O selamento coronário é o vedamento, blindagem do tratamento endodôntico, promovendo também um reforço coronário. Contudo, para fazer a restauração, o clínico não precisa remover todo a  resina de preenchimento; bastando para tanto, remover algo em torno de 3mm do material para realizar a restauração e acabamento final. Este novo conceito favorece sobremaneira o tratamento clínico, sobretudo pelo fato da criação de uma base sólida para o trabalho clínico.

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Inmagni
Referência em treinamento full time para endodontia.
Clique aqui
Ângelo Menezes Freire
Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica
Av. Garibaldi 1133
Centro Odonto-Médico Itamaraty - 10° Andar S/ 1004
Ondina - Salvador - Bahia - Brasil
55 71 3331-5455
2018 - 2024. Ângelo Freire Endodontia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital