Ângelo Menezes Freire
Ângelo Menezes Freire
Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica

Ponto de Vista

14h03

Endodontia em sessão única ou múltipla

Esta é uma questão que não diria delicada, mas com certeza, cercada de muita celeuma.

Compartilhe
Tamanho da Fonte

Esta é uma questão que não diria delicada, mas com certeza, cercada de muita celeuma. Não muitas contradições, mas diria, discordâncias…por um motivo ou outro. O mais importante é entender o  que leva alguns profissionais a realizar a terapia endodôntica numa única sessão.O objetivo maior do preparo dos canais é a limpeza completa e modelagem, estabelecendo um controle da infecção para que se possa realizar uma eficiente obturação.

A real concepção da filosofia da sessão única não está em  realizar o tratamento na primeira sessão do atendimento apenas pela pressa, mas sim, de acordo com o que se obteve na primeira sessão. Portanto, obturar o canal na mesma sessão não é um objetivo, mas sim uma conseqüência . Isto é, se houve tempo e condições de realizar todo o preparo do canal, com a devida limpeza e modelagem, obtura-se. Por que? Porque o melhor momento de uma obturação de canal é quando se atinge o processo de sanificação. Quando se tem o controle da infecção. A medicação vai apenas manter o status quo, obtido pela limpeza e desinfecção.

O controle da infecção se consegue durante o preparo do sistema de canais. A ação conjunta de instrumentos e substâncias químicas auxiliares com alto, poder bactericida,  auxiliados por uma eficiente e constante irrigação com solução fisiológica, com ação hidráulica na remoção dos debris promovidos durante o preparo, conduz a terapia para a etapa final.

É importante observar que, não raro, o profissional prepara parcialmente o canal, coloca a medicação, não importa qual, sela com  cimento provisório, achando quem está vedando, e que a medicação irá resolver o problema da infecção!  A literatura tem publicado à respeito de contaminação entre sessões, devido à infiltração através destes cimentos provisórios. Como o preparo foi parcial, na sessão seguinte, conclui o preparo e obtura. Qual a diferença? A única é que foi realizada em duas sessões. A diferença estaria, se na primeira sessão preparasse completamente o canal, colocasse a medicação, na sessão seguinte apenas removeria o curativo, sem manipular novamente o canal, e faria a obturação. Aí sim… mas vem uma pergunta… será que a medicação faz diferença realmente? A regressão dos sinais e sintomas foi devido à medicação ou ao eficiente preparo dos canais? Na sessão seguinte será que se consegue remover completamente a medicação ( sendo esta o Ca(OH)2 )?. Pois a presença de remanescentes de Ca(OH)2 no interior dos canais irá interferir na obturação.

Na minha opinião a medicação do canal é uma ótima opção… claro!! Nos casos em que não houve tempo de preparar completamente o canal. Quando falo completamente inclui: ação conjunta de instrumentos, com substância química auxiliar, realização do preflaring, patência e ampliação do forame apical, irrigação eficiente com soro fisiológico, algo em torno de 50 a 80 ml por canal, refinamento incluindo tratamentos de istmos e reentrâncias, eficiente secagem, modelagem do cone de guta percha e obturação termoplastificada (tridimensional).

Leia mais em Técnica da FOP-UNICAMP.

Neste procedimento, com tempo necessário e aplicação de um protocolo preciso e criterioso, seguido com muito rigor, obtem-se o controle da infecção, promovendo o selamento apical e coronário. Isto independe de uma, duas ou três sessões. Nos casos em que realizo o tratamento em duas ou três sessões, não é devido à ação da medicação, mas sim porque não conseguí, nas sessões anteriores atingir o meu limite de trabalho.

Leia mais em medicação intra-canal.

Para concluir, não se controla a infecção com o selamento apical ou coronário… o controle da infecção á alcançado através de um eficiente preparo. A obturação do canal e a restauração coronária irão manter as condições favoráveis obtidas pelo preparo do canal.

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Inmagni
Referência em treinamento full time para endodontia.
Clique aqui
Ângelo Menezes Freire
Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica
Av. Garibaldi 1133
Centro Odonto-Médico Itamaraty - 10° Andar S/ 1004
Ondina - Salvador - Bahia - Brasil
55 71 3331-5455
2018 - 2024. Ângelo Freire Endodontia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital