Ângelo Menezes Freire
Ângelo Menezes Freire
Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica

Casos Clinicos

11h50

Remoção de pinos intrarradiculares

Os retratamentos de canais tem um alto índice de indicações devido aos insucessos por conta da falta de controle da infecção dos tratamentos anteriores...

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Remoção de pinos intrarradiculares

Os retratamentos de canais tem um alto índice de indicações devido aos insucessos por conta da falta de controle da infecção dos tratamentos anteriores, e muitos dentes indicados para o retratamento possuem pinos intrarradiculares. Para a efetivação do tratamento se faz necessário a sua devida remoção utilizando recursos que não coloque o dente em risco de fratura.
 
Existem duas situações para o planejamento: dentes portadores de pinos metálicos e de pino de fibra de vidro. 
Para a primeira situação utiliza-se uma técnica preconizada pelo autor utilizado dois aparelhos de ultrassom, em que as penas de remoção de pinos são posicionadas em posições antagônicas, isto é, posições opostas em que um aparelho é acionado com a potência total e o outro com 70% da potência, porque isso vai evitar a sobrecarga de vibração, evitando trincas indesejadas sem comprometer a efetividade dia técnica. Nestas condições, em posições opostas, a energia elétrica que é transformada em energia mecânica (ondas mecânicas) se encontram no meu do caminho e se multiplicam quebrando o cimento fixador do pino promovendo o deslocamento. Já em relação aos pinos de fibra de vidro esta técnica não é efetiva pela falta de vibração, portanto fazemos a remoção destes pelodesgaste, e para isso é necessário a utilização do microscópio operatório e insertos ultra-sônicos.

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Inmagni
Referência em treinamento full time para endodontia.
Clique aqui
Ângelo Menezes Freire
Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica
Av. Garibaldi 1133
Centro Odonto-Médico Itamaraty - 10° Andar S/ 1004
Ondina - Salvador - Bahia - Brasil
55 71 3331-5455
2018 - 2024. Ângelo Freire Endodontia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital