Ângelo Menezes Freire
Ângelo Menezes Freire
Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica

Casos Clinicos

20h50

Protocolo pós-obturação

Com a evolução da endodontia, tanto nos conceitos e filosofias, quanto nos procedimentos, o tratamento endodôntico não finda com a obturação do canal.

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Protocolo pós-obturação

Com a evolução da endodontia, tanto nos conceitos e filosofias, quanto nos procedimentos, o tratamento endodôntico não finda com a obturação do canal. Novos protocolos de procedimentos foram introduzidos na terapia, dando mais previsibilidade ao tratamento.

A literatura é vasta quanto ao índice de infiltrações coronárias e recontaminação dos canais após tratamento endodôntico. Isto devido à qualidade do material empregado como também a forma que foi restaurado.

A visão da endodontia atual é tratar o dente dando plenas condições para que o clínico possa dar continuidade ao planejamento da reabilitação, sem dúvidas quanto aos resultados e em condições de executar com mais facilidade os procedimentos seguintes.

Portanto, o selamento coronário imediato é de fundamental importância. E para isso se faz necessário preparar a dentina remanescente, como: assoalho, embocaduras e paredes laterais internas, qualificando-a com a remoção total de restos de cimentos, cones e dentinas irregulares para promover a hibridização com material resinoso.

Tudo isso fica muito claro quando removemos restaurações antigas, blocos e coroas, para eventual retrartamento dos canais. O que observamos é uma dentina escurecida com restos de tecidos necróticos e amolecidos, misturados com cimentos e dentina contaminada. Exigindo do profissional um preparo prévio do dente para a endodontia, com a remoção de todo tecido comprometido. a não execução deste passo, poderá comprometer o tratamento definitivamente, devido à constante recontaminação do canal durante o tratamento e se perpetuando posteriormente à restauração.

A conduta de qualificação da dentina é realizada com brocas de baixa rotação nº 6, 4 e às vezes 2, numa velocidade controlada  por motor elétrico em torno de 5OO  rpm podendo chegar a lOOO, e  irrigação constante com soro fisiológico.  Podendo em seguida realizar a hibridização. Este protocolo deverá ser uma constante, para a prevenção de infecções pós-endodônticas.

As imagens do slideshow mostram o aspecto do assoalho e embocaduras dos canais após preparo de qualificação da dentina.

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Inmagni
Referência em treinamento full time para endodontia.
Clique aqui
Ângelo Menezes Freire
Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica
Av. Garibaldi 1133
Centro Odonto-Médico Itamaraty - 10° Andar S/ 1004
Ondina - Salvador - Bahia - Brasil
55 71 3331-5455
2018 - 2024. Ângelo Freire Endodontia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital