Ângelo Menezes Freire
Ângelo Menezes Freire
Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica

Ponto de Vista

11h54

Refinamento dos canais

A limpeza e desinfecção do sistema de canais radiculares, é uma das manobras mais importantes e difíceis de se conseguir

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Refinamento dos canais

A limpeza e desinfecção do sistema de canais radiculares, é uma das manobras mais importantes e difíceis de se conseguir, por conta da complexa anatomia dos canais radiculares. A existência de istmos, reentrâncias, depressões, irregularidades e ramificações permitem que resíduos fiquem alojados e desapercebidos, permanecendo no local e servindo de substratos para bactérias remanescentes no interior dos canais.

 As áreas mais propícias para o confinamento de debris e bactérias são as mais amplas, como terços cervicais e médios. Com uma variação de formas e percursos singulares. O preflaring permite, além de um franco acesso ao terço apical, trabalhar nestas áreas com maior eficiência, desde que busquemos o que queremos… com instrumentos diferenciados e próprios para o trabalho de recapitulação e remoção de materiais e bactérias remanescentes, movimentos de pincelamento com instrumentos rotatórios, brocas especiais trabalhando em movimentos pendulares com auxílio do microscópio operatório, é capaz de promover uma limpeza mais eficiente.

 A irrigação vigorosa, constante e com grande volume facilita sobremaneira na expulsão destes debris. Um outro fator que pode ajudar é uma substância que ao mesmo tempo seja antimicrobiana,  lubrificante e tenha ação reológica. O gel de clorexidina desempenha bem este papel. Entretanto não pode ser utilizado em canais que foram instrumentados com o hipoclorito de sódio. Pois as duas substâncias reagem tendo como resultado um precipitado de cor castanha e de difícil remoção…

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Inmagni
Referência em treinamento full time para endodontia.
Clique aqui
Ângelo Menezes Freire
Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica
Av. Garibaldi 1133
Centro Odonto-Médico Itamaraty - 10° Andar S/ 1004
Ondina - Salvador - Bahia - Brasil
55 71 3331-5455
2018 - 2024. Ângelo Freire Endodontia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital