Ângelo Menezes Freire
Ângelo Menezes Freire
Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica

Ponto de Vista

14h04

Controle da infecção

A terapia endodôntica tem como objetivo principal tratar da saúde do dente, para que este possa ser restaurado de forma precisa

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Controle da infecção

A terapia endodôntica tem como objetivo principal tratar da saúde do dente, para que este possa ser restaurado de forma precisa, sendo devolvido ao sistema estomatognático e desenvolva as suas funções de estética e mastigação. Para isso, é necessário o controle do processo infeccioso nos casos de dentes com comprometimento endodôntico e periapical.

Simplificar o objetivo do tratamento endodôntico, é querer dizer: abrir, tratar e fechar. Entre o abrir e fechar existem muitas nuances e manobras que não devem ser desprezadas, principalmente pela existência de vários fatores que interferem direta ou indiretamente nos resultados.

A presença de microrganismos no interior dos canais é a causa maior das infecções dos sistemas de canais radiculares, e conseqüentemente dos tecidos periapicais. O problema maior não é especificamente a presença do microrganismo, mas sim, onde ele se encontra!

A grande dificuldade da terapia endodôntica é promover o controle da infecção, devido principalmente ao arranjo da anatomia interna dos canais radiculares. Ambiente altamente inóspito e atípico, com variações que desconhecemos. Isto é, sabemos da existência de ramificações e suas variações… porém, não vemos  aonde estão e que caminho estão tomando. Portanto a presença de microrganismnos no interior de depressões, istmos, canais acessórios, reentrâncias, etc… podem impedir o profissional de realizar o controle da infecção.

Condição sine que non para a obtenção de um preparo que promova a sanificação, é a ação conjunta de instrumentos e substâncias químicas auxiliares , com alto poder bactericida, lubrificante e uma vigorosa e constante irrigação com solução fisiológica, é imperativa. A ação hidráulica, com grandes volumes de soro fisiológico  e aspiração concomitante, promove uma ação de arrasto dos debris orgânicos e inorgânicos para fora dos canais, tornando a limpeza mais eficiente. Achar que a substância química é a maior responsável pela eficiência do preparo é muita ingenuidade. Pois em áreas mais profundas as substâncias químicas não tem o efeito desejado (Leia substâncias químicas auxiliares ).

A maneira que o profissional executa as manobras, é de fundamental importância para tornar uma técnica eficiente e com resultados favoráveis. O estabelecimento de um protocolo criterioso, visando a limpeza e modelagem com patência e ampliação do forame apical, irá permitir uma maior previsibilidade dos objetivos.

Na minha visão pessoal, quando o profissional encontra os canais, deverá desenvolver manobras para que se consiga atingir o forame apical. Este é o primeiro caminho para se alcançar o objetivo maior, o controle da infecção. O auxílio do localizador eletrônico foraminal é imperativo para realizar este passo com segurança (Leia mais em recursos utilizados ). Em seguida, após realização da patência, executa-se manobras para identificar o diâmetro do forame e faz-se a ampliação ( protocolo da FOP-UNICAMP ).

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Inmagni
Referência em treinamento full time para endodontia.
Clique aqui
Ângelo Menezes Freire
Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica
Av. Garibaldi 1133
Centro Odonto-Médico Itamaraty - 10° Andar S/ 1004
Ondina - Salvador - Bahia - Brasil
55 71 3331-5455
2018 - 2024. Ângelo Freire Endodontia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital