O retratamento de canal sempre foi uma realidade para o endodontista, em decorrência de tratamentos anteriores deficientes e por não corresponderem às exigências biológicas do organismo.
Vários são os casos em que dentes tratados endodonticamente necessitam de restauração com pinos intra-radiculares. E por necessidade de retratamento é necessário a sua remoção.
Os pinos intra-radiculares podem ser metálicos ou de fibra de vidro, fibra carbono (hoje menos utilizado), porcelana, zircônia, e outros. Os mais utilizados são os metálicos e os de fibra de vidro.
Existem vários recursos utilizados para a remoção dos retentores intra-radiculares: ultrassom, brocas e saca pinos.
Os meios mais seguros são através de sistema ultrassônico, por não exigirem força mecânica contra as paredes da raiz do dente, evitando o efeito de alavanca, e por conseguinte evitando fraturas.
Desde 1995 venho realizando a remoção de pinos com o Sistema Integrado e Simultâneo de Ultrassom. Que significa o uso de dois aparelhos trabalhando ao mesmo tempo em sentidos opostos. Para esta manobra utilizo dois aparelhos ENAC OE5O – Osada com ponts STO9.
O sistema de ultrassom transforma a energia elétrica em energia mecânica. Quando age em sentidos opostos é criada uma zona de justaposição onde a soma das ondas mecânicas potencializa a ação ultrassônica quebrando o cimento com mais facilidade. Portanto deslocando o pino da sua posição original.