Ângelo Menezes Freire
Ângelo Menezes Freire
Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica
Reimplante dentário

O reimplante dentário ainda é considerado um tema polêmico pelas adversidades que os cerca. Inicialmente podemos afirmar que os fatores que podem interferir no prognóstico do tratamento é: tempo fora do alvéolo, meio de conservação, protocolo de manipulação e tratamento.

Não se trata de um tratamento previsível, apesar de, em condições favoráveis, obtermos bons resultados. O grande problema é que a história relatada pelos pacientes geralmente é distorcida, não pela obstrução de informações por parte do paciente ou acompanhante, mas por acontecer de forma que abala o emocional e não se faz um registro fiel dos dados como: tempo real fora do alvéolo, condições reais de conservação, manipulação da superfície do dente durante a limpeza, etc… tudo isso poderá interferir do prognóstico.

O que realmente acontece quando se compromete o ligamento periodontal. Morte pelo tempo fora do alvéolo ou remoção por manipulação do dente… o que precisamos saber:
O cemento é uma estrutura que protege o dente de reabsorções. Tem origem no ligamento periodontal. Portanto onde não tem ligamento periodontal não tem cemento. Aí tem origem as reabsorções.

A informação ao paciente deverá ser a mais transparente possível. Não gerando falsas espectativas.

A reabsorção radicular por substituição é muito comum em casos de reimplante nos casos de avulsão por acidentes.

Inmagni
Referência em treinamento full time para endodontia.
Clique aqui
Ângelo Menezes Freire
Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica
Av. Garibaldi 1133
Centro Odonto-Médico Itamaraty - 10° Andar S/ 1004
Ondina - Salvador - Bahia - Brasil
55 71 3331-5455
2018. Ângelo Menezes Freire - Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital