Ângelo Menezes Freire
Ângelo Menezes Freire
Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica
Obturação termo-plastificada

A realização de um completo tratamento endodôntico depende de uma tríade operatória: abrir, tratar e selar. Entre o abrir e o selar existem várias nuances que tem, cada uma, importante papel para o sucesso da terapia. Todos os procedimentos visam duas situações, onde uma complementa a outra: a limpeza e modelagem do canal radicular e o selamento do espaço radicular. Promovendo desta forma o controle da infecção.

Uma eficiente obturação do canal é condição sine qua non para manter o status quo conseguido pela limpeza e modelagem do canal radicular. Esta eficiência é alcançada através de dois métodos de obturação: a técnica da condensação lateral à frio e a técnica termoplastificada. Esta últimas com várias formas de execução.

Ainda não existe evidência científica de que a obturação termoplastificada é superior à tradicional condensação lateral. Mas, existe a premissa de que a condensação lateral, em raízes fragilizadas, pode induzir fraturas pela pressão lateral dispensada pela técnica. Atualmente com a utilização do microscópio operatório, a identificação de dentes tratados endodonticamente com fraturas aponta um índice bastante significativo. O profissional, na maioria das vezes não enxerga, devido às limitações, mas diante da magnificação e iluminação que o microscópio operatório oferece, comprova-se este fato principalmente em casos de reintervenção endodôntica.

Outro ponto que favorece as técnicas termoplastificadas, com guta percha aquecida é o fato de preencher com mais eficiência áreas com pequenas deformidades na anatomia interna radicular pela compressão da guta aquecida.
Com a pressão a guta percha funciona como um êmbolo, pressionando o cimento contra as paredes dos canais, promovendo um preenchimento, portanto, podendo dar melhores condições de selamento.

Inmagni
Referência em treinamento full time para endodontia.
Clique aqui
Ângelo Menezes Freire
Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica
Av. Garibaldi 1133
Centro Odonto-Médico Itamaraty - 10° Andar S/ 1004
Ondina - Salvador - Bahia - Brasil
55 71 3331-5455
2018. Ângelo Freire. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital