Ângelo Menezes Freire
Ângelo Menezes Freire
Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica
Isolamento Absoluto

Condição básica para a terapia endodôntica é o respeito aos princípios básicos que regem a endodontia. Um deles, e de fundamental importância é o isolamento absoluto, que tem como objetivo maior a criação de uma barreira dando condições assépticas para  o tratamento. Esta importante manobra também oferece condições seguras para a terapia endodôntica evitando deglutição de instrumentos e proteger os tecidos moles do contato com substâncias químicas.

O isolamento absoluto, como o nome já diz, deve ser total, vedando, isolando qualquer comunicação com o meio bucal. Não se trata de um procedimento opcional para facilitar o tratamento, não… é obrigatório; é a base, o esteio de todo um tratamento endodôntico baseado nos princípios de assepsia e desinfecção.

Não adianta muito, utilizar recursos sofisticados, equipamentos de última geração, técnicas aprimoradas,  etc… se não é feito um isolamento total e absoluto. Pois o conceito mais importante para alcançar o  sucesso é o controle da infecção através da sanificação do sistema de canais radiculares. Este só conseguido através da criação de uma barreira asséptica.

A utilização de recursos auxiliares, para completar o isolamento é de fundamental importância. O lençol de borracha simplesmente não é suficiente para promover um isolamento total. Sempre irá ficar um espaço entre o dente e lençol ou grampo. Portanto o uso de super Bond ( cianoacrilato ) faz parte de um protocolo preciso e seguro. Como também, barreiras resinosas fotopolimerizáveis como: TopDam, Gengival barrier, Protection gengival etc..

Inmagni
Referência em treinamento full time para endodontia.
Clique aqui
Ângelo Menezes Freire
Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica
Av. Garibaldi 1133
Centro Odonto-Médico Itamaraty - 10° Andar S/ 1004
Ondina - Salvador - Bahia - Brasil
55 71 3331-5455
2018. Ângelo Freire. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital