Ângelo Menezes Freire
Ângelo Menezes Freire
Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica
Endodontia Clínica

A endodontia é a especialidade da odontologia que apresenta  o maior índice de sucesso. Alcançado, evidentemente, através de um tratamento que envolve muito conhecimento, experiência e  disposição, além de,  seleção e qualidade do arsenal odontológico utilizado e o estabelecimento de um correto e preciso protocolo, o qual deverá ser seguido com muito rigor.  Através da evolução, passou a ser uma especialidade mais científica e previsível.

Há alguns anos a endodontia começou a mudar,  e de forma expressiva, porquanto da mudança de paradigmas em que se estabeleceu conceitos mais alicerçados em pesquisas clínicas e científicas. O princípio de que a endodontia deve cumprir o papel de: abrir, tratar e fechar, é um dos fundamentos básicos da terapia endodôntica. Entretanto existem vários fatores interferem de forma direta ou indireta.

Para a conquista do sucesso,  o tratamento endodôntico poderá ser realizado de diversas maneiras. São várias as técnicas, materiais, instrumentais, existindo portanto,  muita celeuma quanto a forma de realizar a terapia. O que posso afirmar como verdade, de um profissional com mais de 27 anos de trabalho, é que: tão importante quanto, e às vezes mais,  do que, o que  se usa, é COMO SE USA.  Pois a forma de utilizar, tanto materiais quanto instrumentais, difere entre profissionais, podendo interferir de forma decisiva no resultado.

As diversas correntes filosóficas não tem o papel de ficar discutindo conceitos já ultrapassados, mas sim criar controvérsias para discussão sobre o que se pode melhorar. Por exemplo:

é importante discutir de que forma poderemos alcançar melhor o nosso limite de trabalho, para melhnorar a condição de limpeza e modelagem do canal radicular, e  não o poder de dissolução tecidual das substâncias químicas auxiliares.

Importante é discutir a importância do selamento coronário imediatamente após a obturação dois canais e não quanto tempo o dente pode esperar para ser restaurado, etc…

Importante é enfatizar a importância de se fazer o reforço coronário em dentes com grandes destruições coronárias, que irão se submeter ao tratamento endodôntico  para além de evitar a fratura durante ou após o tratamento, facilitar o isolamento absoluto, e não ficar discutindo se no dente fragilizado vai  fazer a troca da medicação e por  quanto tempo.

O que é importante enfatizar?!  O entendimento, de qual é o objetivo primordial do profissional da endodontia: promover a limpeza e modelagem dos canais radiculares, conquistando o controle da infecção. E para que  esta meta se concretize, é imperativo o  conhecimento da anatomia para poder dominá-la. Pois a primeira intenção do endodontista que encontra a entrada do canal, é ir ao encontro do forame. Independente da técnica utilizada a negociação com a anatomia interna para encontrar o forame é um dos objetivos  primordiais para o sucesso da terapia endodôntica.

Após o encontro com o forame, “peça principal do xadrez”, se faz patência, se recua 1, 1,5, 2mm… se realiza batente ( stop ) apical, se amplia forame, é outro ponto a ser analisado. Vai depender da filosofia do profissional. Particularmente, nos últimos anos, venho realizando a Técnica da FOP-UNICAMP com patência e ampliação do forame apical com resultados surpreendentes.

Na endodontia muito se discute, muita discordância existe e muito se tem a aprender… entretanto existem conceitos que transpõem as discussões, pois independe de qual corrente seja, que é condição básica para a realização de uma endodontia de qualidade, como: isolamento absoluto ( respeito aos princípios básicos da terapia ), encontrar o forame apical ( para estabelecer o limite de trabalho ), ter o controle da infecção ( abrir, tratar, selar) e o selamento do espaço radicular e coronário.

Inmagni
Referência em treinamento full time para endodontia.
Clique aqui
Ângelo Menezes Freire
Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica
Av. Garibaldi 1133
Centro Odonto-Médico Itamaraty - 10° Andar S/ 1004
Ondina - Salvador - Bahia - Brasil
55 71 3331-5455
2018. Ângelo Menezes Freire - Endodontia Microscópica, Clínica e Cirúrgica. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital