Recursos Ultilizados

Recursos

Odontologia interativa

Com a criação de um ambiente informatizado, com recursos áudio-visuais, em que o paciente participa de forma interativa de todo o tratamento realizado, desde o diagnóstico até a conclusão do tratamento, o paciente se torna um grande e perfeito cúmplice da terapia que será estabelecida contribuindo de forma plena para um bom resultado. Conhecendo a importância do tratamento e saber de que forma será conduzido.

Recursos

Microscópio operatório

A quebra de paradigmas nos últimos anos foi de grande importância para o desenvolvimento da endodontia. Concepções atuais tomou lugar dos conceitos antigos com visão altamente empírica. A endodontia hoje é mais científica, promovida pelas grandes mudanças.
E um dos fatores que impulsionaram a endodontia foi o microscópio operatório. Promovendo uma magnificação (variando de 2,5x a 40x) auxiliado pela iluminação de até 85.000 lux. Experimentar uma endodontia com e sem microscópio nos dá a verdadeira oportunidade de valorizar este recurso tecnológico. Chegando à conclusão, por unanimidade, de que só se limpa o que se vê. O conceito de refinamento do canal aportou após a introdução do microscópio operatório na clínica endodontia do dia-a-dia.

Recursos

Localizador eletrônico foraminal

A endodontia é uma especialidade que para ser previsível é necessário ter precisão. Devendo ter medidas exatas do comprimento do canal para daí se estabelecer o limite de trabalho do tratamento. O localizador eletrônico foraminal atual, com nova tecnologia, tem uma acuidade próxima de 100%. Considerado um dos recursos endodônticos mais importantes da endodontia… deve ser utilizado em todos os casos, sem exceção, objetivando melhorar os resultados dos tratamentos.

Recursos

Sistema rotatório

Todas as fases do tratameto endodôntico tem uma importância Fundamental. A inadequação de uma fase poderá levar a uma sucessão de erros tornando o prognóstico sombrio. Entretanto todos estes passos é para facilitar o preparo do canal radicular. É nesta oportunidade que executa-se a limpeza com a devida desinfecção e modelagem do canal. A hibridização da técnica manual com o sistema rotatório revolucionou a endodontia no quesito preparo com eficiência e rapidez. Dentes com curvaturas acentuadas traziam uma dificuldade grande para o profissional. Com o sistema NiTi as endodontia tornaram-se previsíveis…

Recursos

Ultrassom

Sistema piezoelétrico que transforma energia elétrica em energia mecânica. Através da vibração, atingindo até 30.000Htz/seg., promove tanto a quebra de cimentos na remoção de pinos quanto o desgaste de tedicos duros quando utilizados pontas ultrassônicas apropriadas, beneficiando sobremaneira os procedimentos.
Utilizado na remoção de pinos, retroinstrumentação em cirurgia apicais, refinamento de canais radiculares pós preparo, detecção de canais atrésicos, tratamento de perfurações, etc…

Recursos

Radiografia digital

Rapidez, eficiência, conforto, comunicação com o paciente e segurança… estes conceitos são conseguidos com o auxíli da radiografia digital. Sem necessidade de processamento do filme. Bastanto apenas um sensor e uma tela (monitor) para exposição da imagem. O paciente participa da explanação, entendendo o significado e a necessidade do tratamento. A partir dêste conceito, o paciente não apenas recebe a noticia, ele passa a entender a verdadeira necessidade do procedimento que o profissional está lhe propondo.

Recursos

Teach’in heat (obt.termopl)

Após preparo dos canais radiculares, com devida limpeza e modelagem, é necessário uma eficiente obturação. A obturação termoplastificada é atualmente a mais utilizada dentro de uma concepção atual, devido à vantagem de preenchimento de forma tridimensional.
O Touch’in heat é utilizado com as pontas do System B ( Buchanas ), que através da onda contínua de condensação, plastificando a guta percha sob pressão, leva a guta amolecida a todos os espaços vazios dentro do canal, pressionando o cimento endodôntico contra as paredes laterais e apicais, dando oportunidade de preenchimento de ramificações laterais, acessórios e delta apicais; melhorando em relação à condensação lateral à frio, o vedamento interno do preparo, inclusive alguns istmos e reentrâncias, qualificando mais a obturação.

Recursos

Fotopolimerizador

Conceito de endodontia simplificada é: abrir, limpar e fechar. Dentro deste universo incluem-se diversos fatores que podem ajudar ou complicar. Evitando dúvidas quando à recontaminação dos canais, temos hoje o conceito de selamento coronário imediatamente após a obturação dos canais.
A endodontia termina com a blindagem do assoalho e embocaduras dos canais, através de hibridização com resina foto formando a camada híbrida. Única forma de vedar. Nenhuma outra maneira, atualmente, é superior à hibridização. Tanto com resina ou pinos de fibra reforçados com resina ( pinos anatômicos ). Este aparelho com LED tem potência de 1400mw. Atuando em profundidade e com rapidez.

Recursos

Documentação

A documentação é um dos requisitos básicos tanto para a realização do tratamento, quanto do acompanhamento e proservação a longo prazo. O relatório do tratamento é arquivado em pdf, numa pasta personalizada.

Recursos

Bisturí eletrônico

Ferramenta indispensável nos casos de grandes destruições coronárias e invaginação de tecidos gengivais. A eliminação dos excessos gengivais ( hipertrofia ) e ação cauterizadora com eliminação de exudato e sangue, facilita a realização da reconstrução coronária em resina, para reforço da coroa e isolamento absoluto.

Instrumentos inovadores

Uma nova engenharia de instrumentais, revolucionou a odontologia com os micro-instrumentos, após a introdução do microscópio operatório nas especialidades. Áreas antes não tratadas hoje são remodeladas e desinfectadas graças à estes micro-instrumentos, auxiliados pelos micro-espelhos de precisão e com diversos tamanhos.

ÂNGELO MENEZES FREIRE ©2010 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Av. Garibaldi 1133 - Centro Odonto-Médico Itamaraty - 10° andar s/ 1004 - Ondina - Salvador - Bahia - Brasil - Tel.: 55 71 3331-5455